Lucas Mattos's profile

Desafio Flex Inovação (2022)

Desafio Flex Inovação - Desde o Começo
Vídeo com cenas e depoimentos de 2022.
INTRODUÇÃO
A Flex, o FIT - Instituto de Tecnologia e a Sinctronics, 3 empresas com propósitos complementares que formam juntos com seus parceiros, um dos ecossistemas de inovação mais completos do Brasil.

Se a base de uma ideia é a necessidade, logo, as pessoas são o centro da inovação.
Inovação vem de e vai para pessoas, de forma consciente ou inconsciente parte precisa de inovação e parte provoca a inovação.

Empreendedores ou intraempreendedores possuem um jeito de pensar, o "mindset" que que de fora parece "mágico" e que de dentro é processo de muito aprendizado. 
PESSOAS EM FOCO
Se pessoas estão no centro da inovação, a abordagem do Desafio Flex Inovação ataca diretamente isso, ao invés de focar em soluções tecnológicas para a Flex, de certa forma terceirizando mão de obra com desafios específicos, focamos em pessoas que já possuem pré-disposição para inovar, dando a liberdade de criarem com tecnologia algo que elas entendem e são apaixonadas.

Graças a visão estratégica da Flex, o Desafio Flex não está amarrado ao imediatismo de resultados, nesse contexto a Flex busca pessoas que se sintam à vontade para inovar e que façam uma carreira disso na Flex ou em parceria com ela.
TALENTOS DE DENTRO E FORA DA EMPRESA
Com a alta procura por profissionais de TI, a Flex busca novos talentos primeiramente internamente e em seguida em Universidades. Portanto criamos 2 Desafios Flex de Inovação, um somente para colaboradores e outro para universitários de todo o Brasil.

O Desafio Flex Inovação para Colaboradores permite que pessoas de diferentes áreas nem sempre relacionadas a tecnologia se destaquem, ao mesmo tempo se instalaa cultura de inovar com foco no aumento de produtividade, tornando a empresa mais competitiva.

O Desafio Flex Inovação Universidades é a manifestação da aproximação entre Indústria e Universidade, coisa boa para os dois lados, a Flex capacita, dá a estrutura e suporte necessário para que os universitários desenvolvam seus projetos.

Ao longo das últimas edições, desenvolvemos parceria com 25 universidades de diferentes estados do Brasil, além disso, a participação de universidades que ainda não se tornaram parceiras formalmente tem aumentado.

Juntando os 2 Desafios, colaboradores e universitários, a Flex já realizou 7 eventos em 4 anos e em 2023 fará mais 2 seguindo a tradição e estratégia.

Através do Desafio a Flex e o FIT já contrataram pessoas que hoje são líderes na empresa e formaram parcerias com startups e estão entrando no mercado.
DA "MÁGICA" INCONSCIENTE AO PROCESSO CONSCIENTE
Com as pessoas que se inscreveram demonstrando que já possuem vestígios de habilidades para inovar, criamos uma etapa de capacitação que transforma inovação inconsciente que muitas vezes tem "voo de galinha" em processo consciente e disciplinado gerando impacto no dia a dia das pessoas, portanto impacto na empresa.

Essa etapa de capacitação é completa, em diferentes níveis de aprofundamento. Palestras que introduzem conceitos básicos de diferentes assuntos tecnológicos e de negócio, Workshops que geram aprendizado prático e entregáveis para os times e Cursos Livres com duração maior, ao vivo online com profissionais do mercado.
POR QUE ESSE É O DESAFIO MAIS COMPLETO DO BRASIL?
Não conheço outro Desafio de Inovação que entrega tanto quanto esse, existe um comprometimento da empresa em engajar com aqueles que estão engajando, ou seja, para aqueles alunos e colaboradores que demonstram real engajamento no Desafio, se tornam finalistas e a Flex vai além para ver o projeto se concretizar.

Além como? Além da etapa de capacitação completa, uma vez finalista o time já recebe um prêmio de R$ 1.000,00 para ir participar nos eventos presenciais, que duram uma semana, um Hackathon de 4 dias e o Demoday.

Rocket Week é o nome do Hackathon, que dura 4 dias, não é um hackathon comum, antes mesmo dos times começarem, a Flex conversa com cada time entendendo a natureza do projeto a fundo e mapeando o necessário para criar um protótipo, se a necessidade for compra de componentes, então isso é feito, se por acaso precisam de especialistas, desenvolvedores, engenheiros então a Flex separa profissionais não apenas para orientar o caminho, mas colocarem a mão na massa escrevendo código e construindo o projeto juntos com os alunos/colaboradores. O evento acontece dentro do PIC (Product Innovation Center) que possui infra-estrutura de equipamentos de manufatura aditiva a nível industrial, laboratórios IoT, comunicação, automação e certificação.

AtmosFeras é o nome do Demoday, a Flex convida parceiros investidores e CEO's de empresas de tecnologia para serem jurados, eles definem a ordem de classificação envolvendo 15 finalistas. Dessa forma a Flex premia o total de R$ 50.000,00 distribuídos entre os finalistas.

Então não conheço outra empresa que faz esse nível de esforço, vai até as universidades, dá palestras, ensina, compra componentes, coloca pessoas para trabalhar no projeto dos times e ainda dá uma premiação, tudo isso sem ficar com qualquer direito autoral sobre os projetos. Se você conhece por favor, me avisa.

Desafio Flex Universidades > www.desafioinovacao.com
Desafio Flex Inovação (2022)
Published:

Desafio Flex Inovação (2022)

Published:

Creative Fields